Se faz necessária avaliação presencial das atividades exercidas pelo contratante, afim de mapear os riscos com inspeções qualitativas e quantitativas, estabelecendo as diretrizes de forma individual para o colaborador atuante. Por fim, vários documentos devem ser criados para atender as legislações vigentes. Assegurando a concordância com as normas estabelecidas ao seguimento de atuação.
Todas informações de interesse normativo devem seguir as exigências pré estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores. Sobe pena de multas, embargos e passivos trabalhistas o empregador tem como obrigação criar os Laudos necessários para estabelecer requisitos em saúde e segurança do Trabalho:
LTCAT ( Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, é um documento estabelecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O objetivo principal é avaliar o ambiente de trabalho para determinar se o segurado tem direito à aposentadoria especial ).
PCA ( Programa de Conservação Auditiva, é um conjunto de ações que preservam a integridade auditiva do trabalhador exposto a níveis nocivos de ruído ).
PPP ( Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa ).
PPR ( O Programa de Proteção Respiratória, é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho ).
PGR ( Programa de Gerenciamento de Riscos, é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas ).
PGRTR ( Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural, documento responsável por registrar o gerenciamento de riscos no trabalho rural. Este documento é implementado por estabelecimento rural, por meio de ações de saúde e segurança que visem a prevenção de acidentes e doenças ).
PCMAT ( O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção, é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil ).
PCMSO ( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, tem como finalidade de promover e preservar a saúde de seus colaboradores ).
O PSCIP é a documentação que contém os elementos formais exigidos pelo Corpo de Bombeiros na apresentação das medidas de segurança contra incêndio de uma edificação e áreas de risco que devem ser projetadas para avaliação do Serviço de Segurança contra Incêndio. As normas aplicáveis irão validar as exigências estaduais e municipais, assim como NRs normas regulamentadoras de interesse e também NBRs aplicáveis.
O treinamento é ministrado para uma porcentagem das pessoas que ocupam o imóvel, que varia de uma edificação para outra. A principal função do brigadista é fazer a prevenção e combate de um princípio de incêndio. Além de, ser responsável por orientar os ocupantes do edifício sobre o abandono do local.
Orientados pelas conhecidas NR (Normas Regulamentadoras) da Secretaria, do Trabalho do Ministério da Economia, os treinamentos devem cumprir com a legislação, baseados nas atividades de cada empresa. A Proteção poderá Ministrar, fazendo também uso de parcerias:
Atividades com Eletricidade (NR-10) – SEP (Sistema Elétrico de Potência)
EPI – Equipamento de Proteção Individual (NR-6)
Segurança no uso de Defensivos e químicos ( NR-31)
Segurança em Máquinas e Equipamentos Operação, manutenção, e intervenções. Engenharia - Interpretação e capacitação ( NR-12)
Ergonomia ( NR-17)